Em desenvolvimentoRega
Em desenvolvimento

Em desenvolvimento

Em desenvolvimenyo

O azeite de qualidade é um importante fator de equilíbrio na dieta alimentar e uma fonte de bem estar, saúde e prazer para aqueles que o consomem regularmente.

 

A sua composição em ácidos gordos – principalmente monoinsaturados (ácido oleico), bem como a presença de outros componentes menores, em particular antioxidantes e vitaminas, é especialmente interessante no panorama nutricional com vantagens relevantes na prevenção da doença e promoção da saúde.

 

São cada vez mais conhecidos os efeitos benéficos da ingestão diária de azeite, enquadrada numa dieta equilibrada e diversificada, traduzidos na redução do risco de doenças do sistema cardiovascular, na prevenção de alguns tumores malignos, no reforço do sistema imunitário, na digestão e absorção de nutrientes, etc.

 

É manifestamente importante a sua contribuição na dieta alimentar para a diminuição do colesterol total, e fundamentalmente no seu efeito potenciador das lipoproteínas de alta densidade (HDL) as quais transportam o chamado “bom colesterol” no sangue, o qual exerce um papel protetor e antiaterogênico.

 

O seu elevado teor em agentes antioxidantes (vitamina E, carotenóides e compostos fenólicos), os quais se encontram habitualmente nas verduras frescas e frutas, além de evitar o desenvolvimento de determinadas formas de câncer, parece igualmente exercer um papel decisivo sobre a longevidade.

 

As suas vantagens para a pele são também reconhecidas desde a antiguidade, sendo ainda hoje utilizado em máscaras de beleza, em massagens, banhos e em outros produtos de aplicação cutânea.

 

É de salientar que todos estes benefícios devem resultar do equilíbrio da alimentação, onde o azeite deve substituir outras gorduras, em particular as saturadas, não aumentando o consumo total de gorduras ingeridas diariamente.

Como vê, muitos são os benefícios desta gordura saudável absolutamente insubstituível. Abaixo uma lista de alguns dos benefícios mais citados:

 

  •  Ajuda a ativar a memória;- Previne a osteoporose, favorecendo a absorção de cálcio;

  • Atua na prevenção do envelhecimento da pele e cabelo;

  • Auxilia no controle de peso;

  • Facilita o processo digestivo.

  • Auxilia na prevenção de determinados tipos de cancer, como mama, prostata e aprelho digestivo.

  • Aumenta a taxa de secreção biliar, estimulando a digestão e a absorção das gorduras e das vitaminas lipossolúveis. Além disso, quanto mais bílis é secretada, maior é a diminuição do colesterol sérico. Também assim, o azeite combate as doenças cardiovasculares.

  • Auxilia na manutenção adequada da pressão arterial. Foi demonstrado que os povos consumidores habituais de azeite apresentam menor risco de hipertensão. Daí sua indicação para as pessoas com história familiar dessa doença ou que já têm essa anomalia.

  • Diminui o risco da incidência de artrite reumatóide – doença crônica inflamatória auto-imune de causa desconhecida.

  • Melhora as respostas imunológicas, pois o ácido oleico do azeite modula as membranas celulares de modo a aumentar a resistência do organismo ao ataque de vírus e de bactérias.

  • Melhora a elasticidade dos tecidos, principalmente com o aumento da idade. O resultado é a maior expectativa de vida. Não é à toa que os mediterrâneos são os que mais vivem. E melhor, com mais saúde.

 

Veja os artigos do COI (Comitê Oleícola Internacional) sobre os benefícios do azeite:

 

Os Benefícios  

do Azeite Premium

AZEITE PREMIUM