'Best Olive Oils'

Destaca os Azeites e Lagares de Portugal

 

 

Após a realização dos principais concursos de azeites do mundo o site especializado ‘best olive oils’ faz a sua consolidação anual dos diversos prêmios para eleger a sua lista dos melhores em três categorias:  melhores azeites, melhores azeites orgânicos e melhores lagares ( aqueles produtores com mais marcas premiadas).

 

A lista com 50 produtos possui apenas quatro países  listados: Espanha, Portugal, Itália e Uruguai, sendo que a Espanha participa com mais da metade da lista , estando Portugal em segundo com 12 azeites, 3 a mais que a Itália, um fato inédito.

 

Este concurso confirma a estratégia  acertada de Portugal em investir em azeite de qualidade, tanto por pequenos produtores como por parte dos grandes engarrafadores. O grupo Sovena (Olveira da Serra) e Vitor Guedes (Galo) , duas grandes produtoras/engarrafadoras de azeite, criaram linhas Premium em pequeno volume para  valorizar sua marca e promover as linhas mais simples e baratas, vendidas em grandes volumes.

 

Com essa estratégia o grupo Sovena, por exemplo, foi escolhido o melhor lagar do mundo por que possui diversas marcas premiadas em boa colocação. Feito repetido também pela Galo que possui  3 azeites na lista. A  Cooperativa de Valpassos adota de certa maneira a mesma estratégia.

 

Outras empresas produtoras, como a a Carm e Casa de Santo Amaro, possuem uma estratégia focada quase exclusivamente na linha Premium e  também participam da lista.

 

Pequenas ou grandes empresas, o fato é que Portugal se destaca definitivamente no mundo do azeite de qualidade.

 

Veja a matéria no site da Best Olive OIls.

AZEITE PREMIUM