• Facebook Social Icon

Universo do Azeite Premium   

Conhecer e Encontrar

  • Página Inicial

  • lomadee22966846

  • Azeite Premium

  • Produtos

  • Pontos de Venda

  • Restaurantes

  • Nova Página

  • Leituras

  • More

    © 2015  Universo do Azeite Premium. 

    • Página Inicial

    • lomadee22966846

    • Azeite Premium

    • Produtos

    • Pontos de Venda

    • Restaurantes

    • Nova Página

    • Leituras

    • More

      Espanha

       

      A Espanha é de longe o maior produtor de azeite do mundo com cerca de 50% da produção global de 2014. A Produção se concentra na Andaluzia que é responsavel por cerca de 70% da produção de azeite do país. Nessa região, Jaen responde por 50% da produção espanhola, sendo a maior região produtora do mundo.

       

      A maior parte da produção da Espanha é vendida no mercado internacional a granel, principalmente para a itália. Recentemente o país tem se preocupado com a qualidade de sua produção criando diversas zonas demarcadas para certificação (DOP - denominação de origem protegida).

       

      A Espanha é também a sede do COI (Comitê Oleicola Internacional) importante órgão regulador do azeite no mundo.

      Os países produtores

       

      Muitas vezes se ouve afirmações do tipo: O melhor azeite é o de tal país. Azeite é um produto complexo. Uma mesma plantação varia de qualidade de ano para ano, dependendo de uma série de fatores. Azeite é também uma questão de gosto pessoal. A qualidade do azeite depende de uma série de fatores a cada safra. Um país pode ter condições propícias como clima e terroir para produzir azeites. Mas a qualidade do azeite vai depender acima de tudo dos produtores. E se esses produtores receberem incentivos adequados para produzir bons azeites um país terá chances de ser identificado como uma terra de bons azeites.

       

      O consumo do azeite tem crescido em todo o mundo, graças principalmente às suas qualidades como tempero de pratos e também aos seus benefícios como um alimento funcional. Com isso muitas países investiram fortemente em adaptar o cultivo da oliveira ao seu clima e solo. Um exemplo de país no estágio inicial de investimento na oliveira é o Brasil. Outros países da américa do sul, como Chile, Argentina e Uruguai já são produtores com algum respeito

      Itália

       

      Diferente da Espanha, as oliveiras na itália não se concentram em uma determinada região. Praticamente toda a itália possui produção de azeite. A nota dominante é a diversidade. Modos de produção, de colheita, resultados de cor e sabor são apenas algumas das variações por regiões. Diferenças que têm muito a ver com o clima e com as particularidades do terreno nesse país. A generalidade do terroir em Itália, mais seco e quente, dá árvores mais altas e frutos maiores, colhidos cedo, quase verdes. O seu óleo é mais amargo e marcante e, por isso, é habitual fazer a mistura de inúmeras variedades até atingir um equilíbrio.

      É o país que mais possui variedades de azeitona, com mais de 400 tipos. Em 2014 a Itália foi o segundo pais do mundo em produção com 14% da produção mundial.

      Grécia

       

      A Grécia é o terceiro maior produtor de azeite de oliva no mundo e qando se trata do consumo per capita, são eles, os gregos, que ficam com a medalha de ouro, consumindo cerca de 20 litros por ano por pessoa. O óleo de oliva grego possui apenas 9 variedades de azeitona e em quase sua totalidade o azeite é produzido a partir de um mesmo cultivar, Koroneiki, encontrado ao longo de todo o país. Esta variedade é um óleo muito estável, mantendo o sabor e frescor por longo período,  utilizado em blends, já que não possui um sabor tão forte e distinto. A produção se encontra basicamente nas mãos de pequenos produtores familiares, o que ajuda a compreender o consumo tão elevado, pois 42% do consumo origina-se de produções próprias e o restante, em sua maioria, é vendido a granel, tanto para o consumidor final quanto para companhias que o utiliza em blends. Uma baixa porcentagem do óleo grego é envasado, apesar da qualidade do azeite grego ser boa, pois  70% do azeite produzido na Grécia é extravirgem (na Itália este percentual é de 50%)

      Tunísia

       

      Depois de Espanha, Itália e Grécia, a Tunísia é o quarto maior produtor mundial de azeite de oliva. O país conta com 56.000.000 oliveiras o que significa que para cada tunisiano há 6 oliveiras. Como é país é um dos poucos que produz muito mais do que consome, cerca de dois terços da produção total é exportada. O azeite é enviado a granel para outros países do Mediterrâneo, onde é misturado, engarrafada e comercializada como sendo originário do país importador, por exemplo, azeite  italiano extra-virgem.

      O governo tunisiano pretende alterar esta situação insatisfatória, promovendo oleos de qualidade premium que são exportados em garrafas com o nome da marca do fabricante da Tunísia.

      Turquia

       

      Conhecida como região do berço da oliveira,  a Turquia está entre os cinco maiores produtores de azeite do mundo e é também um importante produtor de azeitonas. A Turquia é depois da Tunísia o país da bacia do Mediterrâneo que menos consome o produto, possuindo excedente para exportação a granel, que como na Tunísia é misturado ao azeite do importador e comercializado como sendo local.

      Portugal

       

      Portugal é também um país com tradição no azeite e a oliveira está presente em práticamente todo as regiões. Não é um produtor relevante no cenário mundial. Sua produção sofreu um declinio no século XX e  inclusive o volume atual é insuficiente para o consumo interno e há necessidade de importação.

       

      Entretanto, o azeite português é muito apreciado no Brasil, que é um dos maiores mercados consumidores do mundo, o que faz com que o pais tenha uma exportação siginificativa em relação à sua produção. Recentemente o país tem elevado a qualidade de seua azeites, criando as marcas DOP e Premium que têm se destacado em concursos internacionais.

      Ver Produtos de Portugal

      Ver Produtos da Itália

      Ver Produtos da Espanha

      Ver Produtos da Grécia

      Brasil

       

      Graças a esforço as vezes paralelo e ás vezes conjunto entre Embrapa de Pelotas, centros de pesquisa e empresários da agricultura, o Brasil finalmente está se colocando como um produtor de azeite. Ainda não é uma produção relevante e constante. A produção ainda é pouca e às vezes incerta, por problemas climáticos.

       

      Por enquanto a produção está concentrada na serra da Mantiqueira (entre São Paulo e Minas) e no Rio Grande do Sul. Os pesquisadores apontam as melhores regiões considerando solo e clima e os produtores vão à prática. O aprendizado é constante e espera-se em alguns anos uma produção relevante para que efetivamente o Brasil marque a sua presença.   

      Ver Produtos do Brasil

      Ver Produtos do Chile

      Chile

       

      A indústria chilena de azeite tem conseguido unir o uso de tecnologia moderna com uma seleção das melhores variedades de azeitonas, como Arbequina, Arbosana, Koroneiki, Frantoio, Leccino, Coratina e Picual, obtendo azeites de excelente qualidade, saborosos e aromáticos, capazes de competir com os melhores azeites do mundo.

       

      Atualmente, o Chile tem aproximadamente cerca de 30 produtores de azeite com mais de 17.000 toneladas de azeite de oliva extravirgem, entre os meses de maio, junho e julho. Os azeites extravirgem chilenos são produzidos sob um trabalho delicado e cuidadoso de colheita, que tenta preservar a integridade natural da fruta. Todo o processo é desenvolvido no campo: a colheita, a extração do azeite, o engarrafamento, chegando à mesa dos consumidores azeites frescos, de qualidade superior e verdadeiramente extravirgens.

        

      Ver Produtos do Uruguai

      Uruguai

       

      A Produção de azeite no Uruguai é recente e quase artesanal, voltada para a produção de azeite de qualidade num esforço pessoas ligados a famílias europeias, principalmente da itália,  com tradição na produção de azeite. 

       

      Boa parte dos produtores possuem também empreendimentos turísticos associados. Há até brasileiros envolvidos nesse esforço, como  Mario Cohen, o carioca criador do azeite Punta lobos

       

      Ver Produtos da Argentina

      Argentina

       

      Com terras férteis e virgens, capacidade técnica e um grande investimento financeiro com a injeção de capital estrangeiro de países produtores europeus, a Argentina marca sua presença para o consumidor refinado de azeite, apresentando produtos de alta qualidade e sabor diferenciado.

       

      A produção de azeite na Argentina está concentrada na região vinícula de Mendonza e se volta para azeite de alta qualidade.

       

      França

       

      A França tem uma produção de azeite reduzida (em 2012 produziu 7 mil toneladas anuais, enquanto a Espanha produziu 1.3 milhão de toneladas. Sua produção interna é pequena em relação ao consumo que é de 90 mil toneladas. Entretanto seus produtores capricham na qualidade e o azeite Frances é exportado e ganha prêmios. Existem 7 regiões demarcadas (AOP – Appellations d’Origine Proteggé) na França, todas ao Sul, ao redor da Provence.

       

       

      Ver Produtos da França

      Ver Roteiro de Olivais 

      Ver Roteiro de Olivais 

      AZEITE PREMIUM