A Soc. Clemente Menéres Lda. a parodutora do azeite Romeu, é uma sociedade agrícola familiar fundada em 1902.Estabelecida desde 1874, cultiva uns milhares de hectares dispersos por oito concelhos do distrito de Bragança e detém no Porto, na marginal do rio Douro, zona Património Mundial, o extinto Convento de Monchique e edifícios anexos onde tem sede e armazéns.Tem cerca de sessenta sócios (todos descendentes do fundador), e são gerentes João Pedro Menéres, José Clemente Menéres e Manuel Menéres Sampaio.
Por duas vezes visitamos a quinta do Romeu e almoçamos no Maria Rita, o ótimo e aprazível e muito apreciado restaurante mantido pela empresa. Na vila há também um ótimo museu também mantido pela empresa.
Desta vez fomos recebidos pelo Sr Joao Manerez e almoçamos um belo bacalhau enquanto conversávamos com ele sobre azeite de qualidade.
O azeite da quinta do Romeu em extraído de azeitonas cultivadas Em terras de encosta com solos xistosos e clima seco com grandes amplitudes térmicas, característico das terras trasmontanas. Os olivais são compostos das variedades Cobrançosa, Verdeal Trasmontana e Madural, todas autóctones da região.
O azeite Romeu é Extra Virgem, de Agricultura Biológica), o que quer dizer que não se usa nenhum produto químico na sua cultura ou no processamento industrial. A produção do Azeite Romeu é feita em quantidades limitadas e sempre dependentes da produção das suas próprias oliveiras.
0 Azeite é produzido em lagar próprio e exclusivo. Esmagamento em moinho de granito seguido de extracção por um decanter de duas fases. Este processamento é feito no próprio dia da apanha ou, o mais tardar, no dia seguinte.o engarrafamento também é próprio em garrafas de vidro escuro de 25cl. e 50cl..O Romeu é de cor verde/amarelo com aroma intenso a erva, flores e azeitona. No palato é redondo, denso e fluido. Com um leve doce amendoado no início, seguido de azeitona fresca e verduras variadas, e um final extremamente longo e complexo com uma nota picante mas não amarga. Trata-se de um azeite subtil com uma personalidade delicada, não demasiado potente mas de uma grande elegância e harmonia.
O Romeu foi por várias vezes considerado um dos 10 melhores azeites do mundo, tanto em Itália (Guia LExtravergine) como na Alemanha (Der Feinschmecker).
Vale a pena uma visita ao extenso olival da quinta do Romeu. Um dos olivais tem em seu ponto mais elevado uma antiga capela e no caminho, cercado de olivais há a marcação dos passos do calvário, pois o local era usado para procissão.
Ao longo do percurso da igreja e no topo do monte junto à igreja descortina-se belas paisagens dos olivais. No acesso á vila o lagar da empresa pode ser visitado com marcação. A vinha e a adega também valem a visita.
Azeite Romeu:
Tradição e Qualidade






